23 de outubro, de 2025 | 06:25
Saiba quem votou pelo arquivamento do processo contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética
Reprodução de vídeo
O colegiado enterrou, por 11 votos a 7, a representação por quebra de decoro parlamentar

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou, nesta quarta-feira (22) um processo disciplinar aberto contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por quebra de decoro parlamentar ao ir para os Estados Unidos defender sanções contra o Brasil e autoridades brasileiras, numa tentativa de livrar o pai do processo por golpe tentado contra a democracia.
Por 11 votos a 7, o colegiado aprovou o relatório do deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG), que defendeu enterrar a representação, protocolada pelo PT.
Confira como votaram os deputados:
Pelo arquivamento:
Albuquerque (Republicanos-RR);
Cabo Gilberto Silva (PL-PB);
Delegado Marcelo (União-MG);
Domingos Sávio (PL-MG);
Fausto Jr. (União-AM);
Gustavo Gayer (PL-GO);
Julio Arcoverde (PP-PI);
Delegado Fábio Costa (PP-AL);
Delegado Bilynskyj (PL-SP);
Gilson Marques (Novo-SC);
Gutemberg Reis (MDB-RJ).
Contra o arquivamento:
Castro Neto (PSD-PI);
Chico Alencar (PSOL-RJ);
Dimas Gadelha (PT-RJ);
João Daniel (PT-SE);
Josenildo (PDT-AP);M
aria do Rosário (PT-RS);
Ricardo Maia (MDB-BA).
Outras representações contra o parlamentar
Eduardo Bolsonaro ainda é alvo de mais três representações no Conselho de Ética, que aguardam uma decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) sobre o apensamento, para tramitarem em conjunto.O presidente do conselho, Fabio Schiochet (União-SC), disse que Motta deve decidir sobre o caso até sexta-feira (24).
Lula Marques / Agência Brasil
Deputados votaram com o relator, que argumentou não ter visto quebra de decoro na atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, contra autoridades brasileiras

Na sessão de ontem a maioria dos deputados acompanhou o relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG), que argumentou não ter visto quebra de decoro na atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, contra autoridades brasileiras.
Posso discordar veemente das palavras ditas por Eduardo Bolsonaro, mas entendo que esse Conselho de Ética não tem o condão de atuar como o verdadeiro censor das palavras ditas no Brasil ou no exterior”, disse Feitas que alegou inépcia formal da denúncia.
Não se pode reconhecer, nem em tese, a configuração de quebra de decoro em condutas que se limitam ao exercício da liberdade de expressão e à manifestação da opinião política no contexto de debates internacionais. O ato de opinar, discordar ou denunciar, mesmo que em foro estrangeiro, não constitui infração ética, mas exercício legítimo do mandato representativo, conforme reconhecem as democracias mais estáveis e maduras do mundo”, argumentou o parlamentar.
Recurso contra a decisão
O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), disse que vai apresentar recurso para que o caso seja levado à votação no plenário da Casa.Pelo regimento, é necessária a assinatura de um décimo dos deputados para que o recurso seja apreciado em plenário.
Vamos apresentar imediatamente um recurso ao plenário e já vamos coletar as assinaturas”, afirmou Farias após o resultado da votação.
Leia também:
DPU pede que Eduardo Bolsonaro seja notificado por carta nos EUA
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Frederico
23 de outubro, 2025 | 13:25Infelizmente tem que ser assim, não teria como ele denunciar estas arbitrariedades do judiciário brasileiro, estando em nosso território, com certeza já estaria preso ou morto, mas graças a Deus que ele está fazendo um bom trabalho em prol da nação, espero que ele retorne para o Brasil depois de tudo acertado, inclusive com cabeça de ovo preso.”
Nelore
23 de outubro, 2025 | 12:04Caríssimo André, por acaso o PT perdeu as eleições para o seu Minto Inelegível?! A terra é plana, tudo bem, mas você passa dos limites.
Caríssimo Bitencourt, e os crimes da familícia? E os dos. golpistas? Deixe de ser simplório. para dizer o mínimo!”
Bitencourt
23 de outubro, 2025 | 11:04Parabens ao Eduardo por denunciar os crimes do nosso judiciario.”
Sid10
23 de outubro, 2025 | 10:49Pagamos o salário deste bandido para ele ir para os EUA agir contra nosso agronegócio que é o maior empregador do Brasil, armando laços e fazendo armadilhas para nossos produtos serem sobretaxados assim milhões de brasileiros perdem teus empregos e ele passeia na Disney com salário pago pelo nosso esforço. Parabéns para quem defende este miliciano.”
Eleitor
23 de outubro, 2025 | 10:38votei no Domingos Sávio nas 2 últimas eleições, infelizmente não voto mais, nem ninguém da minha família.”
Andre
23 de outubro, 2025 | 10:37Agora o Lindhemberg vai bater um gancho e chorar para o STF ,
quando o PT não ganha na politica ele vai para o STF o
guardião do partido”
Pedro Magalhães
23 de outubro, 2025 | 10:34Reeleição zero, nós eleitores temos que ter a consciência que ninguém deve ficar no cargo do executivo e legislativo por mais de um mandato.
Então REELEIÇÃO ZERO.”
Lu Magalhães.
23 de outubro, 2025 | 10:02E a pergunta que não quer calar é...será quê em outros países os cidadãos de bem aceitam quê um político hipócrita sair do seu país pra prejudicar o povo fazer o que essa criatura tá fazendo e embolsando um gordo salário dinheiro do contribuinte...moral da história...quanto mais eu vejo esse políticos brasileiros principalmente os da extrema direita..."MAIS EU GOSTO DO MEU CACHORRO "..eita lasqueira...”
Partido Forre
23 de outubro, 2025 | 08:53Todos os que votaram a favor do Flávio deveriam ter a mesma linha de investigação tem culpa no cartório ou estão caminhando juntos ao próprio mal feito STF deveria investigar também uma boa linha de pessoas que não servem para nada neste país.”
Gildázio Garcia Vitor
23 de outubro, 2025 | 07:40"Segundo Samuel Johnson, "O patriotismo é o último refúgio do canalha", mas segundo Millôr Fernandes, "No Brasil é o primeiro".”
Rodrigo
23 de outubro, 2025 | 07:38? um absurdo essa câmara dos deputados. Tudo pra eles,nada para o povo. Pior do que a casa da mãe Joana”
Antônio
23 de outubro, 2025 | 07:35? o cúmulo do absurdo, um deputado ganhar seu salário sem ter que trabalhar, ainda achar os comparsas para dar cobertura .
Um monte de gente que se diz cristão apoiando esse câncer.
Fica 5dias sem trabalhar para ver o que acontece”
Amadeu
23 de outubro, 2025 | 07:21Filho do Genocida vivendo nos USA a custa do dinheiro do povo brasileiro, muito vagabundo mesmo e ainda tem deputados apoiando....vamos dá o troco nas próximas eleições.”