CÂmara de Ipatinga 728x90

18 de novembro, de 2025 | 15:09

PF prende Daniel Vorcaro, dono do Banco Master e acionista do Atlético

Pedro Souza/Divulgação Atlético
Vorcaro está detido na Superintendência da PF, em São PauloVorcaro está detido na Superintendência da PF, em São Paulo

Com informações da Agência Brasil

A Polícia Federal prendeu, no Aeroporto de Guarulhos (SP), o dono do banco Master e acionista da SAF do Atlético, Daniel Vorcaro, que tentava deixar o país. Ele está detido na Superintendência da PF, em São Paulo.
A prisão de Vorcaro ocorre no âmbito da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF nesta terça-feira (18) com o objetivo de combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional.

Os agentes cumprem cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

Segundo nota da Polícia Federal, as investigações começaram em 2024, depois que o Ministério Público Federal requisitou que se investigasse a possível fabricação de carteiras de crédito falsas por uma instituição financeira.
Esses títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada, informou a PF.

Vorcaro foi detido um dia depois de a Fictor Holding Financeira ter anunciado que compraria o Master.
A Agência Brasil tenta contato com a defesa de Daniel Vorcaro e está aberta para publicar seu posicionamento em relação ao caso.

Defesa
O Banco Master contratou o escritório Barci de Moraes, onde trabalham a mulher e dois filhos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo

Atlético
Conforme divulgado pelo site O Tempo, em entrevista com o especialista em direito esportivo Alberto Goldenstein, a Lei nº 14.193, que criou a Sociedade Anônima do Futebol, foi desenhada para separar o clube social da empresa que administra o futebol profissional.

"Isso significa que a SAF é uma pessoa jurídica autônoma, com patrimônio, contabilidade e responsabilidades próprias. Se um investidor vier a ser acusado de movimentar recursos de origem ilícita, ele responde individualmente, sem que o clube seja atingido, desde que o clube tenha agido de boa-fé e dentro da legalidade. Em outras palavras, a lei blinda o futebol de eventuais problemas pessoais ou empresariais dos investidores", disse.

Participação na SAF do Atlético
Associação do clube: 25% / Galo Holding (acionistas): 75%
Rubens e Rafael Menin: 41,8% (55,7% da Galo Holding)
Galo Forte FIP (Daniel Vorcaro): 20,2% (26,9% da GH)
Ricardo Guimarães: 6,3% (8,4% da GH)
FIGA: 6,7% (9% da GH)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário