CÂmara de Ipatinga 728x90

20 de novembro, de 2025 | 16:45

Polícia Federal apura saída clandestina de Alexandre Ramagem para os EUA

Divulgação
Parlamentar está com passaporte suspenso e PF investiga como ele conseguiu entrar nos Estados Unidos, passando pelo controle de imigração do aeroporto de MiamiParlamentar está com passaporte suspenso e PF investiga como ele conseguiu entrar nos Estados Unidos, passando pelo controle de imigração do aeroporto de Miami

A Polícia Federal confirmou, nesta quinta-feira (20), que abriu apuração para verificar se o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) deixou o Brasil de forma clandestina. A principal suspeita é que o parlamentar tenha cruzado a fronteira por um país vizinho antes de viajar aos Estados Unidos. Após a suposta saída irregular, Ramagem voltou a aparecer em Miami, em um condomínio de luxo.

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime inicial fechado no processo do plano golpista, Ramagem está com o passaporte suspenso.

Durante a investigação sobre a tentativa de golpe, ele foi proibido de deixar o país por determinação do ministro Alexandre de Moraes e teve de entregar todos os passaportes. Não há informação pública sobre eventual devolução dos documentos.
Tomaz Silva / Agência Brasil
Trecho de carro até país vizinho, voo comum e truque com passaporte: fuga de Ramagem para Miami foi cena de filme; Condenado pela chamada trama golpista, Ramagem burlou o sistema brasileiro e saiu do país sem autorização do STFTrecho de carro até país vizinho, voo comum e truque com passaporte: fuga de Ramagem para Miami foi cena de filme; Condenado pela chamada trama golpista, Ramagem burlou o sistema brasileiro e saiu do país sem autorização do STF

Entretanto, é sabido publicamente que o passaporte só seria motivo de alerta em sistemas de outros países caso houvesse um mandado em aberto contra ele e difusão vermelha da Interpol ativa. Apesar de as autoridades já considerarem a ação uma fuga, Ramagem ainda não é considerado foragido.

O que diz a Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados informou que não recebeu comunicação sobre a saída do parlamentar e que não há autorização para sua participação em missão oficial no exterior. A viagem a Miami foi revelada pelo portal PlatôBR e confirmada por fontes da PF.

O PSOL pediu, na quarta-feira (19), a prisão imediata do deputado, sob o argumento de que a viagem configura risco de fuga. O partido também solicitou que, caso a saída do país se confirme, sejam adotadas medidas como pedido de extradição ou cooperação internacional com autoridades norte-americanas. A defesa de Ramagem não se manifestou às solicitações encaminhadas pelas agências na quarta-feira e nesta quinta-feira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Eleitor Assustado

20 de novembro, 2025 | 16:55

“Começaram a fugir que nem ratanazas. Incrível que Bolsonaro ainda nao tenha feito a mesma coisa.”

Envie seu Comentário