23 de novembro, de 2025 | 14:00
Em audiência de custódia que manteve prisão, Jair Bolsonaro alegou que 'paranoia' o levou a tentar romper tornozeleira
Informações da Agência BrasilApós audiência de custódia realizada no início da tarde deste domingo (23), a juíza auxiliar Luciana Yuki Fugishita Sorrentino homologou o cumprimento do mandado de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, constatando que não houve "qualquer abuso ou irregularidade por parte dos policiais", conforme consta da decisão.
Na audiência, Bolsonaro confirmou que mexeu na tornozeleira eletrônica. O ex-presidente disse que "teve uma `certa paranoia` de sexta para sábado em razão de medicamentos que tem tomado receitados por médicos diferentes e que interagiram de forma inadequada".
O réu afirmou ainda que "não tinha qualquer intenção de fuga e que não houve rompimento da cinta".
Sobre a vigília convocada por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-presidente disse que "o local da vigília fica a setecentos metros da sua casa, não havendo possibilidade de criar qualquer tumulto que pudesse facilitar hipotética fuga".
Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), o prazo para a defesa do ex-presidente se manifestar a respeito da violação da tornozeleira eletrônica termina neste domingo às 16h30.
Nesta segunda-feira (24), o STF irá analisar a decisão da prisão preventiva de Bolsonaro. O ministro do STF Flávio Dino convocou uma sessão virtual extraordinária da Primeira Turma para referendar a decisão.
Prisão preventiva
Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal (PF), neste sábado, após determinação de Moraes. Na decisão, o ministro do STF citou eventual risco de fuga diante da tentativa de Bolsonaro de violar a tornozeleira eletrônica e da vigília convocada pelo seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, nas proximidades da casa onde o ex-presidente cumpria prisão domiciliar.
Na sexta-feira (21), véspera da prisão, o ex-presidente usou uma solda para tentar abrir a tornozeleira eletrônica, o que gerou alerta para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap), responsável pelo monitoramento do equipamento. O ministro Alexandre de Moraes deu prazo de 24 horas para que a defesa se manifeste sobre a tentativa de violação.
A defesa do ex-presidente havia solicitado, também na sexta-feira, prisão domiciliar humanitária ao STF. O pedido foi rejeitado.
Condenação
Condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas.
Na semana passada, a Primeira Turma da Corte rejeitou os chamados embargos de declaração do ex-presidente e de mais seis acusados para reverter as condenações e evitar a execução das penas em regime fechado.
Neste domingo, termina o prazo para a apresentação dos últimos recursos pelas defesas. Se os recursos forem rejeitados, as prisões serão executadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















Lu
23 de novembro, 2025 | 17:17Bolsonaro quando está estreitando ele foge pra os Estados Unidos, agora quando não tem com fugir começa a contar mentiras, muito triste este Bolsonaro.”
Amadeu
23 de novembro, 2025 | 16:36Só acredite quem quiser....”
Zé Doido
23 de novembro, 2025 | 15:46Quem é bom em dar desculpas não é bom pra maus nada, esse daí sempre fugindo da responsabilidade, nunca assume as cagadas que faz, sempre tenta se esquivar, cabra frouxo como esse eu nunca vi, não por acaso foi uma vergonha pra sua corporação, sempre agiu como um covarde.
#CadeiaNele”
Gildázio Garcia Vitor
23 de novembro, 2025 | 15:37Este já nasceu paranoico. Interessante! Meu Pai era bipolar e esquizofrênico, mas não era idiota, na verdade, era genial.”
Alucinado
23 de novembro, 2025 | 14:43O embozoado Jair pirou o cabeçote ao ouvir as vozes dos 700 mil mortos durante a pademia da Covid-19 reverberando no case da sua magnística tornozeleira eletrônica.”
Rodrigo
23 de novembro, 2025 | 14:39? o mesmo fato daquela história de que rolou um clima entenderam? Agora vem esse papo de paranóia. Eu não vou falar o que eu penso desse Ser porque posso não ter o meu comentário publicado. Mas eu gostaria que as pessoas que votaram nesse tr@ste colocassem o cérebro para funcionar e tentassem lembrar qual foi o presidente ou ex presidente que foi covarde igual a essa pessoa que nem ouso pronunciar o nome.”