30 de dezembro, de 2025 | 16:12
Por causa de imposto estadual, gasolina e diesel ficam mais caros a partir de 1º janeiro de 2026
Marcello Casal jr/Agência Brasil
Alta do ICMS aprovada pelo Confaz eleva imposto sobre combustíveis após a virada do ano
Alta do ICMS aprovada pelo Confaz eleva imposto sobre combustíveis após a virada do anoCom informações da Agência Brasil
A gasolina e o diesel ficarão mais caros a partir de 1º de janeiro de 2026, após decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicada no Diário Oficial da União. O ato prevê aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), uma tributação estadual que incide sobre os combustíveis.
Embora a decisão tenha sido tomada no dia 8 de setembro de 2025, o impacto no bolso do consumidor será sentido somente após a virada do ano, quando os novos valores entram em vigor.
Com a mudança, a gasolina terá aumento de R$ 0,10 por litro e o diesel receberá aumento de R$ 0,05 por litro.
Esse é o segundo ano consecutivo de alta no ICMS sobre combustíveis. Em fevereiro de 2025, os valores já haviam sido reajustados pelos estados. Na ocasião, o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) afirmou que a atualização do imposto considera os preços médios mensais dos combustíveis, apurados pela Agência Nacional do Petróleo - ANP.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















Geraldo
30 de dezembro, 2025 | 17:03Ué! Não é o governo Lula que gosta de taxar? Cadê os lacradores de direita? Cleitinho, Nikolas... Cadê vocês? Quando é pra fazer politicagem, tem discursinho, né? ...”
Gildázio Garcia Vitor
30 de dezembro, 2025 | 16:44Considerando que a maioria dos governos estaduais é das Direitas, inclusive alguns da extrema-direita, o governo federal e o o Ministro Taxad não são os culpados.
Será por onde andam o Senador Cleitinho e o Deputado Federal Nikolas?! Devem estar cortando algumas
Havaianas.”