02 de janeiro, de 2026 | 11:44

PF determina retorno imediato de Eduardo Bolsonaro a cargo de escrivão

Informações da Agência Brasil
© Lula Marques/ Agência Brasil
Filho do ex-presidente teve mandato parlamentar cassadoFilho do ex-presidente teve mandato parlamentar cassado


A Polícia Federal determinou o “retorno imediato” de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão, carreira da qual estava afastado para exercer o mandato de deputado federal. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro está foragido em território norte-americano.

Eleito deputado federal pelo estado de São Paulo pela primeira vez em 2015, Eduardo Bolsonaro teve o último mandato cassado no dia 18 de dezembro, após não comparecer às sessões deliberativas da Câmara dos Deputados.

Como não ocupa mais o cargo parlamentar, ele deverá retornar à Polícia Federal. O ato declaratório da corporação foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (2) e determina “a cessação do afastamento para exercício de mandato eletivo, a partir de 19 de dezembro de 2025”.

Fuga para os EUA
Em março do ano passado, Eduardo Bolsonaro deixou o Brasil e seguiu para os Estados Unidos, quando pediu licença do mandato parlamentar. A licença terminou em 21 de julho, mas o então deputado não retornou ao país e passou a acumular faltas não justificadas em sessões plenárias.

Em setembro, Motta rejeitou a indicação de Eduardo Bolsonaro para a liderança da minoria na Câmara dos Deputados, sob o argumento de que não há possibilidade de exercer o mandato parlamentar estando fora do território nacional.

Além disso, Eduardo Bolsonaro é réu em ação no Supremo Tribunal Federal, acusado de atuar para promover sanções contra o Brasil com o objetivo de evitar o julgamento de Jair Bolsonaro no processo que apura a trama golpista.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Daniel Freitas Monteiro de Amorim

02 de janeiro, 2026 | 12:40

“Quando será a apuração do roubo dos aposentados do INSS e Banco Master?
A "trama golpista do baton" foi bem ligeira.....”

Rodrigo

02 de janeiro, 2026 | 12:32

“Vai fazer companhia ao seu pai.”

Envie seu Comentário