03 de fevereiro, de 2026 | 19:06
Senadores aprovam a Medida Provisória do programa Gás do Povo
Projeto vai à sação de Lula; A estimativa é que a gratuidade do botijão deve chegar a 15 milhões de famílias
Com informações da Agência SenadoDivulgação
O Gás do Povo promove dignidade, desaperta o orçamento das famílias, garante segurança e inclusão energética", afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanas-PB)
O Gás do Povo promove dignidade, desaperta o orçamento das famílias, garante segurança e inclusão energética", afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanas-PB)O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3) a medida provisória (MP) que instituiu o programa Gás do Povo. O texto assegura gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos (kg) a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que tenham renda per capita de até meio salário mínimo.
A MP, cuja validade termina em 11 de fevereiro, foi aprovada em menos de 24 horas tanto na Câmara quanto no Senado, e agora segue para sanção presidencial, já que os parlamentares fizeram algumas alterações no texto.
Na Câmara dos deputados foram 415 votos a favor e 29 contra. Dentre os contrários estão Nikolas Ferreira, Eros Biondini e Júnio Amaral (PL-MG). A MP, cuja validade termina em 11 de fevereiro, segue agora para votação no Senado.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias serão beneficiadas.
O programa pretende combater a pobreza energética, definida como a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços de energia essenciais e modernos, como iluminação, aquecimento, refrigeração e energia para cozinhar. Atualmente, o programa está instalado em todas as capitais.
Quem tem direito ao benefício?
Podem ser beneficiadas pelo Programa as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, inclusive famílias beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo.O Auxílio Gás, benefício atual que permite a compra de um botijão de 13 kg a cada dois meses por cerca de 4,4 milhões de famílias de baixa renda, será substituído. Em seu lugar, o Gás do Povo consolida a gratuidade do botijão em mais de 10 mil revendedoras credenciadas espalhadas pelo país.
"O Gás do Povo promove dignidade, desaperta o orçamento das famílias, garante segurança e inclusão energética", afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanas-PB), durante a sessão de votação.
Saiba quem foram os deputados que votaram contra a proposta
Nicoletti (União-RR)
Sargento Gonçalves (PL-RN)
Eros Biondini (PL-MG)
Junio Amaral (PL-MG)
Nikolas Ferreira (PL-MG)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Chris Tonietto (PL-RJ)
Luiz Lima (Novo-RJ)
Adriana Ventura (Novo-SP)
Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP)
Guilherme Derrite (PP-SP)
Kim Kataguiri (União-SP)
Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP)
Mario Frias (PL-SP)
Ricardo Salles (Novo-SP)
Bia Kicis (PL-DF)
Marcos Pollon(PL-MS)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)
Tião Medeiros (PP-PR)
Daniel Freitas (PL-SC)
Geovania de Sá (PSDB-SC)
Gilson Marques (Novo-SC)
Julia Zanatta (PL-SC)
Ricardo Guidi (PL-SC)
Zé Trovão (PL-SC)
Bibo Nunes (PL-RS)
Marcel van Hattem (Novo-RS)
Mauricio Marcon (PL-RS)
Sanderson (PL-RS)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















Analista
04 de fevereiro, 2026 | 12:35Deveriam aprovar um projeto de cursos e estudos conhecimentos para o povo e abrirem um convênio com grandes empresas fichando o povo com salário mínimo de 2.330 reais por mês mais cartão alimentação de 600 reais plano médico seguro de vida entre outros povo precisa de emprego bom botija de gás não resolve problemas sociais ou financeiros governo é deficiente em suas atitudes e decisões não soma nada isso que soma é qualidade de vida e para ter qualidade de vida o povo precisa de bons empregos com qualidade e qualificação.”
Daniel Freitas Monteiro de Amorim
04 de fevereiro, 2026 | 09:07Uai, o nine fala para todos os cantos que tirou o Brasil da pobreza, ninguém deveria precisar de auxílio.
Ensina o Povo a pescar ao invés de deixar ele dependente do governo.
Ainda em época de eleição. Só não enxerga apurem não quer.”
Viewer
04 de fevereiro, 2026 | 08:41Mais uma conta pra quem trabalha pagar para quem não quer trabalhar... esse é esse país.
E pior, gente que vive feito parasita no sistema quer criticar o trabalhador de gemer por mais esse peso nas costas.”
Pablo
04 de fevereiro, 2026 | 08:34Para a surpresa de 0 pessoas, vem aí: Medida populista em ano eleitoral!”
Cidadãos Brsileiros
04 de fevereiro, 2026 | 08:01Aos cidadãos brasileiros que se acostumarem a viver de bolsas, não comparando mal, mas ficam parecendo o tal "cão comunitário" abana o rabo para todo mundo. Não vão questionar uma péssima educação, péssima segurança pública, péssimo atendimento na saúde, porque se reclamar, o político vai dizer que estão muito bem assistidos com as famigeradas bolsas. Claro que alienados não veem isto.”
Mariana
04 de fevereiro, 2026 | 06:24Para o "zé pt" somente os poderosos do Agro podem receber benefícios do estado. O pobre de Direita do Brasil é uma piada.”
Zé Pt
04 de fevereiro, 2026 | 06:19Obrigado por me obrigar a pagar mais essa conta. Quando o governo falha na educação, na fomentação do emprego e da renda, quem paga a conta é aquele que sempre correu atrás do trabalho.”
Rodrigo
04 de fevereiro, 2026 | 04:02Melzinho na chupeta do pobre.
Se é que me entende.
Trocaram a telha e o tijolo, por gas”
Mura
03 de fevereiro, 2026 | 22:32Acho que devemos mudar o nome do do país...ao invés de Brasil...deveria chamar BOLSA ....pais BOLSA ....bolsa pra tudo só cabresto e nada de desenvolvimento. Pobre pais de mentalidade de quarto mundo.....pois nem chega a terceiro mundo......uma nação que tem tudo pra ser do primeiro mundo...mas nossos órgãos gostam é de dinheiro no bolso....e BOLSA pra cidadão.... típico de um comunismo. Acorda Brasil e para de ficar preocupados com carnaval...copa do mundo.....se liga nas falcatruas em Brasília.”
Parabéns Aos Magnificos Contrbuintes
03 de fevereiro, 2026 | 14:11Parabéns aos nossos contribuintes pelo gesto de caridade e bondade para com os pobres. Aos alienados, fiquem sabendo, governo não tem dinheiro, o dinheiro é do povo pagador de impostos.”
Luiz Sinsero
03 de fevereiro, 2026 | 13:17Somente três deputados federais de Minas Gerais votaram contra a média provisória que instituiu o Programa Gás do Povo que beneficia a população mais necessitada, prá variar são todos do PL, são eles:
Nicolas Ferreira.
Eros Biondini.
Junio Amaral.”
Paulo
03 de fevereiro, 2026 | 12:35Pobres pobres de direita... Não têm um segundo de paz....”
Rodrigo 27
03 de fevereiro, 2026 | 10:30Parabéns ao Governo que ajuda ao pobre, ao necessitado ! Deus ama isso !”
Stop
03 de fevereiro, 2026 | 09:21Os patriotas contra o povo que só pessam neles
Nikolas Ferreira (PL-MG): Não
Adriana Ventura (Novo-SP): Não
Gilson Marques (Novo-SC): Não
Luiz Lima (Novo-RJ): Não
Marcel van Hattem (Novo-RS): Não
Ricardo Salles (Novo-SP): Não
Bia Kicis (PL-DF): Não
Bibo Nunes (PL-RS): Não
Carlos Jordy (PL-RJ): Não
Chris Tonietto (PL-RJ): Não
Daniel Freitas (PL-SC): Não
Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP): Não
Eros Biondini (PL-MG): Não
Julia Zanatta (PL-SC): Não
Junio Amaral (PL-MG): Não
Luiz Philippe de O. e B. (PL-SP): Não
Marcos Pollon (PL-MS): Não
Mario Frias (PL-SP): Não
Mauricio Marcon (PL-RS): Não
Ricardo Guidi (PL-SC): Não
Rodolfo Nogueira (PL-MS): Não
Sanderson (PL-RS): Não
Sargento Gonçalves (PL-RN): Não
Zé Trovão (PL-SC): Não
Guilherme Derrite (PP-SP): Não
Tião Medeiros (PP-PR): Não
Geovania de Sá (PSDB-SC): Não
Kim Kataguiri (União-SP): Não
Nicoletti (União-RR): Não”
Carlos Alberto
03 de fevereiro, 2026 | 06:55Pobres de direita, que só defendem os benefícios dados aos ricos, estão doidois para criticar a decisão em 3...2....1....”