25 de junho, de 2026 | 05:45
Terremoto atinge a Venezuela, causa destruição e impactos no Norte do Brasil
Com informações da Agência Brasil e TelesurReprodução Telesur
Equipes de resgate atuam em área de devastação causada por terremoto na Venezuela
Equipes de resgate atuam em área de devastação causada por terremoto na VenezuelaO território da Venezuela foi sacudido por dois terremotos de forte magnitude, de 7,2 e 7,5 na escala Richter, entre o fim da tarde e a noite desta quarta-feira (24), seguidos de 20 réplicas. Em comunicado divulgado pela Telesur, emissora estatal da Venezuela, a presidente, Delcy Rodruguez, anunciou que decretou estado de emergência para lidar com as consequências do desastre e pediu união à população para salvar vidas. O abalo atingiu também os estados do Norte do Brasil: Amazonas e Pará.
Na Venezuela, as regiões mais atingidas foram Trujillo, Yaracuy, Carabobo, Aragua, Miranda, Caracas e La Guarda, segundo a Telesur. A presidente venezuela pediu ampla mobilização dos profissionais de saúde e também anunciou a suspensão de aulas nos próximos dias desta semana.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou inicialmente que o principal tremor tinha magnitude de 7,1 graus na escala Richter, mas atualizou a intensidade para 7,5.
Reprodução Telesur
Autoridades dizem que foi o mais forte terremoto na Venezuela, em um século
Autoridades dizem que foi o mais forte terremoto na Venezuela, em um séculoTremores no Brasil
Brasileiros da Região Norte do país relataram ter percebido os terremotos. A Defesa Civil do Estado do Amazonas informou que um tremor de terra foi sentido por moradores de Manaus, Barcelos e Iranduba, mas sem causar vítimas.O prefeito Igor Normando, de Belém, disse nas redes sociais que a cidade também tremeu e prédios foram evacuados por precaução nos bairros de Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira. O prefeito pediu calma e atenção às orientações do poder público.
O terremoto do século
Segundo a Telesur, o epicentro do terremoto principal foi a 23 quilômetros de Yumare. A emissora estatal venezuelana informou que esses tremores estão entre os mais fortes que atingiram o país em mais de um século.O último sismo de magnitude semelhante foi em 2018, de magnitude 7,3, afetando pelo menos dez países da região, incluindo o Brasil, a Guiana e diversas ilhas do Caribe.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















