21 de julho, de 2022 | 17:40

PT oficializa chapa Lula-Alckmin para disputar a Presidência

Convenção partidária foi realizada em hotel em São Paulo

Rovena Rosa/Agência Brasil
O PT aprovou ainda a coligação com o PSB, Solidariedade e a federação PSOL-RedeO PT aprovou ainda a coligação com o PSB, Solidariedade e a federação PSOL-Rede
Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil
O PT e a federação partidária Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) oficializaram hoje (21) a candidatura do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, para concorrer às eleições presidenciais de outubro. Também foi formalizada a participação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como vice-presidente, na chapa que concorrerá a uma vaga no Planalto neste ano.

Durante a convenção partidária, que ocorreu a portas fechadas em um hotel na capital paulista, o PT aprovou ainda a coligação com o PSB, Solidariedade e a federação PSOL-Rede. Lula e Alckmin não participaram do evento, porque estavam cumprindo agenda no Recife. "Aprovamos nossa coligação de sete partidos e também delegamos à Executiva Nacional da federação poderes para discussão com outros partidos que possam querer integrar nossa coligação", disse a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Segundo ela, no encontro, também foram discutidas a conjuntura política atual do país e a importância da construção de uma unidade no campo político que o grupo representa. "E óbvio que tiramos como meta a ampliação desse movimento político. O momento que vivemos no país é muito difícil e essa não é uma eleição normal como as outras. Esta eleição traz elementos duros para a democracia brasileira."

Perfil
Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, nasceu em Garanhuns (PE) e iniciou sua trajetória política como sindicalista em 1966. Foi presidente da República por dois mandatos a partir de 2003, depois de ser eleito em 2002, em disputa no segundo turno das eleições com José Serra. Em 2006, Lula venceu Geraldo Alckmin e foi reeleito ao cargo. A primeira vez que disputou a Presidência foi em 1989, sendo derrotado por Fernando Collor de Melo. Tentou mais duas vezes, em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso nas duas tentativas.

Em 2017, o ex-presidente foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. Em 2021, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou as condenações, por entender que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações, tornando Lula elegível. No mesmo ano, o plenário do Supremo confirmou a decisão.

Geraldo Alckmin, que nasceu em Pindamonhangaba, no interior paulista, tem 68 anos, é médico e professor. Foi governador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, comandando o governo paulista por mais tempo desde a redemocratização do Brasil. Atualmente é professor universitário no curso de medicina da Universidade Nove de Julho e membro da Academia de Medicina de São Paulo.

Veja também:
PDT lança candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Patriota

22 de julho, 2022 | 11:07

“Veiwer, você está falando de quem? Não te entendo. O seu discurso, parece-me, que está sempre com o fusível trocado. Toda vez que o leio, só me vem à mente o nosso- infelizmente!- Presidente Bolsonaro.”

Viewer

22 de julho, 2022 | 08:06

“A simples presença deste individuo no pleito já é um enorme motivo de vergonha para o Brasil, e justifica todo questionamento sobre a lisura das eleições brasileiras.

Se não respeitam nem a própria constituição o que os impedirá de fraudar as eleições ?

Este merecia estar preso e não livre e concorrendo a presidência da república.”

Eu Aqui

21 de julho, 2022 | 20:26

“Rumo a vitoria pra alegria do povo que tá sofrendo por ter um país mal governado”

Tião Aranha

21 de julho, 2022 | 19:44

“A título de curiosidade., Garanhuns (PE) é a cidade brasileira que produziu o primeiro relógio despertador. Só o país que politicamente ainda não despertou, como sempre, vota em políticos ricos e demagogos que com promessas de demagogia prometem melhores dias de esperança e de vida ao seu povo; mas, que o PIB deles é bem maior que as suas cidades de origem. Risos.”

Gildázio Garcia Vitor

21 de julho, 2022 | 17:49

“Eita! Mais uma vez terei que fazer campanha para o Dr. Alexandre Silveira. Mas vamos que vamos.”

Envie seu Comentário