02 de abril, de 2024 | 19:00

Obra do viaduto sobre a EFVM que dará acesso ao Aeroporto Regional começa na próxima semana

Reprodução
Além do viaduto, será construída uma rotatória para otimizar o fluxo de veículosAlém do viaduto, será construída uma rotatória para otimizar o fluxo de veículos
Matheus Valadares - Repórter
Na tarde desta terça-feira (2), Marcello Puzziello, gerente-geral de implantação de obras da Vale, deu detalhes sobre a construção de um viaduto sobre a Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), e que será responsável por ligar a BR-458 ao Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso. João Batista Alves, presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, também esteve no evento. O projeto já tinha sido noticiado pelo Diário do Aço, no mês de março.

A obra tem previsão para ser iniciada na próxima semana, e deve ser entregue à comunidade no mês de dezembro deste ano. A iniciativa faz parte dos compromissos assumidos pela Vale junto ao governo federal na renovação antecipada da concessão da EFVM, em 2020.

“Nesta próxima semana a gente já vai mobilizar os equipamentos de fundação para ‘startar’ este belo viaduto que vamos entregar para o Vale do Aço. A finalização deste projeto será no fim do ano. É um projeto que fizemos toda a desenvoltura justamente para ter uma celeridade, impactar menos a região", disse Puzziello durante coletiva de imprensa realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Aço, em Ipatinga.

O novo equipamento de acesso deve custar R$ 50 milhões aos cofres da mineradora. A iniciativa irá não somente otimizar o tempo de quem precisa acessar o aeródromo, como também tornar a travessia mais segura para o bairro de Ipaba de Santana do Paraíso.

Estrutura do viaduto

O viaduto terá 81 metros de extensão, será equipado com uma pista de veículos para cada sentido e calçada para pedestres. Cerca de 80 empregos devem ser gerados no pico da obra. A prioridade é para contratação de profissionais locais e a seleção será feita pela empresa responsável pela execução dos serviços.
Matheus Valadares
Marcello Puzziello, gerente-geral de implantação de obras da Vale e João Batista Alves, presidente da FIEMG Regional Vale do AçoMarcello Puzziello, gerente-geral de implantação de obras da Vale e João Batista Alves, presidente da FIEMG Regional Vale do Aço

Novo local de acesso
Atualmente, o acesso ao aeroporto é feito em uma passagem de nível sobre a linha férrea. Quando há tráfego ferroviário, a passagem é fechada por uma cancela operada por um profissional e o aeroporto regional fica inacessível pela BR-458 até que as composições ferroviárias passem.
Depois da obra entregue, o acesso será por meio da avenida Vito Gaggiato, no Distrito Industrial de Santana do Paraíso, a cerca de 1.200 metros de onde é a passagem de nível atual.

Também será criada uma rotatória, com o objetivo de contribuir para a organização do trânsito para quem sai e quem entra na BR-458. Durante o período de obras, os motoristas continuarão a utilizar a passagem em nível no Distrito Industrial para acesso ao aeroporto.

Outras obras da Vale na região
Também como compromisso assumido na renovação da concessão ferroviária, assinada em 2020 pela Vale, a empresa está construindo uma passarela sobre a ferrovia, no bairro Horto, em Ipatinga, entre a avenida Pedro Linhares, trecho urbano da BR-381, e a avenida Brasília, que dá acesso ao Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano. A passarela terá fechamento lateral com grade metálica e corrimão e será iluminada. Conforme Marcello Puzziello, o projeto será entregue definitivamente no fim de abril, mas há a expectativa de permitir o acesso a pedestres e ciclistas no decorrer do mês.
Alex Ferreira
Atualmente o acesso da BR-458 ao Aeroporto Regional do Vale do Aço demanda a travessia dessa passagem em nível na EFVM Atualmente o acesso da BR-458 ao Aeroporto Regional do Vale do Aço demanda a travessia dessa passagem em nível na EFVM

Passarelas em Timóteo e Santana do Paraíso
Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, em dezembro de 2023 a Vale entregou duas passarelas na região. Em Timóteo, o equipamento foi instalado à margem da BR-381, ligando a rua das Indústrias, no bairro Alegre, ao contorno rodoviário, em frente ao bairro Nova Esperança. A estrutura conta com 160 metros de extensão. A travessia de pedestres recebeu rampa, iluminação e sinalização. Também foi feito um muro de proteção, com 83 metros de extensão.

Em Santana do Paraíso, a passarela sobre a ferrovia foi construída no bairro Ipaba de Santana do Paraíso (Ipabinha). Conforme a assessoria de imprensa da Vale, a estrutura tem aproximadamente 210 metros de extensão, considerando 30 metros de travessia e 180 metros de rampa. Também foi construído um muro de proteção nas proximidades da passarela.

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Comentários

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Osmar

03 de abril, 2024 | 12:52

“?timo projeto da iniciativa privada. Desafio a administração de Ipatinga a realizar projeto e construção de um viaduto para acesso aos bairros Ferroviário/Ideal etc para aliviar a caos que suportamos atualmente para acessar esses bairros e outros, principalmente a partir das 381 sentido Horto- Centro.”

Viajante

03 de abril, 2024 | 12:47

“Tb tem que olhar aquela saída da estrada do revés em frente o model. Qdo é feriado enche por causa da BR principal..O trânsito fica lento até na copasa em Ipatinga.”

Erre

03 de abril, 2024 | 10:23

“A Vale está fazendo a parte dela, porém o risco da travessia para o outro lado da via para quem vem de Ipatinga, continua. Os líderes da região poderiam aproveitar e buscar recurso para fazer no mínimo um retorno ali como tem no residencial Porto Seguro.”

E o Asfalto do Cidade Nova ao Aeroporto?

03 de abril, 2024 | 10:21

“E o asfaltamento do cidade nova até o viaduto?”

Jaime

03 de abril, 2024 | 07:44

“Como e obra da vale temos certeza que vai ser feita . Se fosse obra de prefeitura seria falsas promesa.”

P.h

03 de abril, 2024 | 00:58

“Aguardamos ansiosos que este projeto possa inspirar soluções pontuais para a travessia da 381 no trevo do Parque Caravelas, sou motorista de veículo de grande porte, a dificuldade é imensa especialmente nos horários de pico, além de perigosa para todos os veículos sem exceções. Constantemente temos acidentes , quase acidentes , e já tivemos algumas mortes no local em outras fatalidades. Lombadas e o radar não solucionam o problema crônico da travessia, ao contrário, a impaciência de alguns colocam em risco a vida de muitos outros forçando uma travessia em curto prazo !”

Guima

02 de abril, 2024 | 22:58

“A Prefeitura de Ipatinga deveria aproveitar e duplicar a saída deste viaduto que vai ser construído até o viaduto da Vila Ipanema. . É uma distância pequena e fácil de executar.”

Delio Francisco de Carvalho Guerra

02 de abril, 2024 | 22:04

“Quero parabenizar as autoridades competentes pelo empreendimento de tanta importância para a segurança e viabilidade de locomoção a todos usuarios e população da região.”

Josimar Andrade

02 de abril, 2024 | 21:32

“Obra da Vale: 8 meses. Se fosse de prefeituras era um ano ou mais e com direito a aditivos de 50% no contrato.”

Pronto Falei

02 de abril, 2024 | 20:31

“Excelente projeto, excelente notícia. Impressionante como as vezes a iniciativa privada é e mais eficiente que o poder público. A Vale faz o mesmo ali no Horto, no Alegre em Timóteo, mas o viaduto para pedrestre termina na BR. Podem morrer atropelados por caminhão, por trem não. Faltou ali união com Denit e prefeituras nas como disse, esse povo do poder é lixo.
Eleição tá aí galera...pensa”

Leandro Ferrini

02 de abril, 2024 | 19:34

“Obra de compensação por conta da renovação concessão 30 anos, da linha férrea Vitória Minas, depois pronta , na inauguração vamos ver papagaios pirata, pra sair bem na foto.
Eita, Brasil.”

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