26 de novembro, de 2025 | 08:45
Aeroporto do Vale do Aço é o quarto mais movimentado do estado
Alex Ferreira
Terminal do Vale do Aço fica atrás apenas dos aeroportos de Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros
Terminal do Vale do Aço fica atrás apenas dos aeroportos de Belo Horizonte, Uberlândia e Montes ClarosPor Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso, foi o quarto mais movimentado de Minas Gerais entre os meses de janeiro e outubro deste ano. A estatística foi divulgada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) a partir de dados estatísticos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Nos dez primeiros meses do ano, 115.329 passageiros passaram pelo sítio aeroportuário. O Aeroporto de Governador Valadares, administrado pela Infraero, assim como o do Vale do Aço, teve a movimentação de 73.315 passageiros no mesmo período. Ao todo, 12,285 milhões usaram os aeroportos mineiros para viajar neste mesmo recorte de tempo, o que representa 11,5% do total registrado em todo Brasil (106,874 milhões).
Ainda conforme o levantamento do MPor, 6,141 milhões de indivíduos partiram dos aeroportos do estado para destinos domésticos e internacionais em 2025 e outras 6,144 milhões de pessoas chegaram a Minas Gerais em voos.
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), principal aeroporto do estado, concentra a maior parte da movimentação de passageiros, recebendo 10,726 milhões em seu terminal, o que representa 87,31% de todo o volume de Minas Gerais.
Além disso, o sítio aeroportuário é o quinto mais movimentado do país, e o único de Minas a registrar um valor na casa dos milhões ao longo de janeiro a dezembro. Completam o top 10 brasileiros os aeroportos de Guarulhos (38,2 milhões), Congonhas (19,7 milhões), Galeão (14,2 milhões), Brasília (13,4 milhões), Campinas (10,6 milhões), Recife (8 milhões), Salvador (6,4 milhões), Porto Alegre (5,8 milhões) e Santos Dumont (4,9 milhões).
Para Daniel Longo, secretário Nacional de Aviação Civil, os números consolidam o bom desempenho da aviação civil brasileira após a pandemia, em comparação com outros mercados da América Latina. "O Brasil tem o maior mercado doméstico de passageiros da América do Sul e Caribe e é o que mais tem apresentado crescimento entre os principais países. Nossa aviação tem batido recordes no decorrer do ano em diversos indicadores do setor aéreo, tudo isso fruto de políticas públicas acertadas e boa resposta dos setores econômicos", afirmou
Já publicado:
-Obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional devem começar em 2026
Resultado positivo
O registro de 106,8 milhões de passageiros entre janeiro e outubro em todo o Brasil mostra que o país ultrapassou a marca de 100 milhões com um mês de antecedência em relação a 2024, quando o volume só foi atingido em novembro.
No acumulado do ano, o crescimento foi de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado, considerando voos domésticos e internacionais.
Estamos com uma trajetória firme e constante de crescimento, com recordes mensais de brasileiros viajando de avião”, considerou o ministro do MPor, Silvio Costa Filho. Isso confirma o fortalecimento da aviação civil no país, com mais infraestrutura nos aeroportos, avanço da regionalização dos terminais e ampliação de oportunidades para os brasileiros”, acrescentou.
Lista dos terminais mineiros mais movimentados em 2025:
Aeroporto Internacional em Confins (10,726 milhões de passageiros);
Aeroporto de Uberlândia (865.742 passageiros);
Aeroporto de Montes Claros (298.167 passageiros);
Aeroporto do Vale do Aço (115.329 passageiros);
Aeroporto Regional da Zona da Mata (112.443 passageiros);
Aeroporto de Governador Valadares (73.315 passageiros);
Aeroporto de Uberaba (69.212 passageiros);
Aeroporto de Patos de Minas (11.499 passageiros);
Aeroporto de Araxá (6.655 passageiros);
Aeroporto de Divinópolis (2.547 passageiros).
Leia também:
▪️Aferição e homologação de equipamento no Aeroporto Regional
▪️Saiba o que é o Papi
▪️Aeroporto receberá R$ 35 milhões
▪️Infraero publicará licitação para construção de hangares
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















